Conheça os dois tipos de pixel do Facebook

Conheça os dois tipos de pixel do Facebook

Tempo de leitura: 3 minutos

Um dos principais diferenciais do novo pixel do Facebook é reunir todas as funções em um único código. Então, ao falarmos de dois tipos diferentes, isso pode causar uma certa confusão.

Todavia, esses dois tipos de pixel do Facebook são mais como extensões alternativas do código base. Conhecidos como “eventos”, eles permitem o acompanhamento de ações mais específicas em suas campanhas. A seguir vamos explicar sobre todas essas possibilidades.

O que são os eventos do pixel do Facebook?

Como você já deve saber, o pixel do Facebook, de modo geral, permite o acompanhamento das principais ações realizadas no seu site pelos clientes, segmentar públicos, otimizar campanhas, dentre outros benefícios.

Os eventos são parte dessa ferramenta, que complementam sua função a partir de determinações mais específicas. Mas, o que são os eventos? Nada mais do que as ações dos clientes, por exemplo, colocar um produto no carrinho de compra ou realizar o pagamento de uma compra.

O pixel do Facebook monitora todos os tipos de eventos que ocorrem no site, mostra quais são os principais e alguns outros dados. E quando você seleciona extensões de eventos para acompanhar, obtém dados e possibilidades mais direcionados em relação a ações determinadas pela sua campanha.

Para isso, existem duas possibilidades: eventos padrão e eventos personalizados. Vamos explicar a diferença deles a seguir.

Eventos padrão

Os eventos padrão são opções predeterminadas pelo Facebook para acompanhar ações que são consideradas de maior interesse para os usuários da plataforma. Eles podem ser utilizados para registrar e otimizar conversões, além de criar públicos personalizados.

Os principais eventos padrão disponibilizados são relacionados à:

  • Intenção de compra;
  • Finalização da compra;
  • Registro ou cadastro;
  • Contato;
  • Pesquisa;
  • Visualização de conteúdo.

Cada ação já possui um código a ser inserido posteriormente ao código base do pixel do Facebook.

Eventos personalizados

Os eventos personalizados, também chamados de conversões personalizadas, proporcionam a possibilidade de que você crie eventos mais segmentados, que não estão entre os eventos padrão, a partir de regras para eventos ou de URLs.

Essa alternativa pode ser usada, por exemplo, para identificar ações com características mais específicas, dentro de um evento predeterminado. Por exemplo:

  • Acompanhamento de compras;
  • Identificar a compra de um produto com certas características;
  • Acompanhar as compras que superaram um certo valor;
  • Dentre outras possibilidades.

As conversões personalizadas podem ser utilizadas para diversas finalidades, como otimização de anúncios, configurar eventos sem código adicional, filtrar eventos, controlar o que é compartilhado com parceiros.

É importante saber que cada conta de anúncios pode gerar no máximo 100 eventos personalizados. Contudo, os eventos em desuso poderão ser excluídos e substituídos por outros.

Sejam os eventos padrão ou personalizados, é fundamental que se tenha uma estratégia de marketing bem definida para escolhê-los. Desse modo, eles realmente irão contribuir para qualificação do uso da plataforma e tudo o que ela oferece para campanhas no Facebook ou mesmo fora dele.

O pixel do Facebook com todas as suas funcionalidades é uma ferramenta valiosa, que oferece informações que podem alavancar o marketing da empresa. Você já está usando essa ferramenta? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *